Consultório Ser

Nossa história

De um encontro de amigas em 2008 para uma história de mais de 14 anos de sucesso. Assim, surgiu o consultório
Ser de Psicologia.

Imaginem um grupo de amigas psicólogas em uma festa? Qual o principal assunto: Psicologia, claro!

E, em meio a um momento de troca de ideias, uma epifania: Como criar uma estrutura para trabalhar com tantas profissionais incríveis juntas em um mesmo lugar?

Esse foi o pontapé inicial e a inspiração para construção de um sonho que Cyntia Costa, fundadora e proprietária do consultório Ser teve:

Que tal alugar um espaço estrategicamente localizado na região da Vila Olímpia, onde pudesse dividir a estrutura física com suas amigas e fornecer atendimento psicológico de qualidade na modalidade particular e via convênio?

Assim nasce o consultório Ser, que teve seu nome escolhido partindo da ideia de que todas as pessoas podem, devem e merecem SER o que quiserem ser.

Hoje com mais 14 anos de atuação, sede própria e vários profissionais altamente especializados nos mais diversos segmentos da psicologia, o consultório Ser está de portas abertas para recebê-lo.

Que tal agendar uma sessão agora mesmo?

Curiosidades sobre a psicologia

Wilhelm Wundt (1879) e William James (1890).
No final do século XIX a psicologia foi proposta como ciência por Wilhelm Wundt (1879) e William James (1890).
Sigmund Freud
Sigmund Freud em 1886 começa a oferecer terapia para suas pacientes em Viena, na Áustria e em 1900 publica seu marco “Interpretação dos sonhos”.
Alfred Binet
Alfred Binet forma o primeiro laboratório de psicologia dedicado ao psicodiagnóstico em 1895.
Ivan Pavlov
Em 1906 Ivan Pavlov publica suas descobertas sobre o condicionamento clássico.
Carl Jung
Carl Jung desenvolve suas próprias teorias referindo-se como Psicologia Analítica em 1911.
John B. Watson
John B. Watson estabelece o conceito de Behaviorismo em 1913.
Jean Piaget
Em 1932 Jean Piaget publica ” The Moral Judgment of Children” se tornando o principal teórico cognitivo.
Carl Rogers
Carl Rogers desenvolveu a abordagem centrada na pessoa, que incentiva o respeito e a consideração positiva pelos pacientes em 1942.
2014 - John O'Keefe, May-Britt Mouser e Edvard Moser
2014 o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina é oferecido para John O’Keefe, May-Britt Moser e Edvard Moser pela descoberta de células que formam um sistema de posicionamento no cérebro humano.

Agora que você chegou até aqui, que tal conhecer as principais abordagens da psicologia que hoje oferecemos aos nossos pacientes?

PSICANÁLISE

Sigmund Freud é conhecido como o grande precursor da psicoterapia. Alguns dos conceitos da teoria freudiana foram tão difundidos que caíram no conhecimento do grande público.

Outras linhas psicanalíticas, além da freudiana, baseiam-se nas teorias de Wilhelm Reich, Jacques Lacan e Melanie Klein.

Na terapia psicanalítica o terapeuta auxilia o paciente a elaborar as questões impactantes, resgatar e reintegrar os conteúdos do seu inconsciente, desde os que aparecem em sonhos até aqueles que nunca ainda foram acessados. Assim, ele passa a compreender, lidar e transformar com os conflitos que vivencia no presente.

Outros conceitos bem conhecidos da psicanálise de Freud são: a teoria sexual e o princípio do prazer e desprazer, a teoria das Pulsões (pulsão de vida e de morte), os elementos do aparelho psíquico (id, ego e superego), entre outras.

BEHAVIORISMO

Conhecida também como Psicologia Comportamental tem como ponto central a análise e modificação dos comportamentos.

Burrhus Frederic Skinner propôs o conceito do Behaviorismo radical, onde o meio ambiente era responsável pelo comportamento humano.

Os Behavioristas acreditam que todos os comportamentos são resultados de experiência e condicionamentos. O ser humano é modificado de acordo com os estímulos do ambiente em que estão inseridos.

Dessa forma, a terapia comportamental é um processo mais diretivo. O analista avalia quais as necessidades do paciente e propõe técnicas que o ajudem a modificar seus padrões de ação.

TCC - TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Aaron Beck é criador dessa abordagem. Sua teoria trouxe a visão de que, ao invés de tratar o sintoma,
deve-se tratar o pensamento distorcido e assim, evitar reviver os traumas passados e problemas na infância.

A terapia Cognitivo-Comportamental, consiste em uma abordagem bastante diretiva, ela funciona transformando o padrão de pensamentos negativos, em pensamentos mais saudáveis, que resultam em comportamentos positivos. Ensina a reconhecer e entender o processo cognitivo impedindo que esses pensamentos se formem.

O terapeuta cognitivo comportamental avalia os padrões e esquemas mentais do paciente até chegar à sua crença central propondo uma reestruturação cognitiva e, ajudando o paciente a modificar suas crenças e assumir um novo repertório de pensamentos e comportamentos.

HUMANISTA

Essa linha da psicologia apoia à crença de que os seres humanos, como indivíduos, são seres únicos. Possui uma força de autorrealização que conduz o indivíduo ao desenvolvimento de uma personalidade criativa e saudável.

Carl Rogers desenvolveu a abordagem centrada na pessoa, para ele, cada individuo é capaz de controlar seu próprio desenvolvimento.

Nesta linha, o paciente tem a liberdade para fazer suas próprias reflexões e chegar a conclusões únicas, além de incentivar autonomia no processo de busca pela verdade.

O terapeuta é o canal facilitador do processo, proporcionando um ambiente acolhedor para que o indivíduo consiga crescer e alcançar o melhor de si.

FENOMENOLOGIA

Essa abordagem tem como base principal o sentido do ser.

Teve em sua história a participação de nomes como Jean-Paul Sartre, Edmund Husserl e Maurice Merleau-Pontyr.

A psicoterapia fenomenológico existencial é uma vertente da psicoterapia que entende a existência humana de maneira singular, sempre em processo e transformação.

Compreende que cada pessoa experimenta a vida de maneira particular, única, partindo dos afetos, livre para fazer escolhas e ser responsável por elas.

Tem um forte respaldo na filosofia e seu enfoque está na realidade das experiências e na intencionalidade das atitudes. Nessa linha, o psicólogo não analisa o paciente a partir das teorias emolduradas, ele ajuda o indivíduo a compreender o significado de sua existência e se tornar responsável pelo seu destino.

JUNGUIANA OU ANALÍTICA

Iniciado por Carl Gustav Jung, a Psicologia Analítica também conhecida como Psicologia Junguiana é baseada na filosofia e nas ideias de Jung, que busca compreender a mente humana em suas complexidades e experiências pessoais por meio de uma análise geral do indivíduo.

Um fato interessante é que essa linha, diferente das demais, considera as pessoas que buscam o trabalho terapêutico como clientes e não como pacientes, pois visa um processo de transformação.

Neste processo é trabalhado os aspectos inconscientes à consciência, estabelecendo um equilíbrio entre mundo interno e externo, auxiliando o indivíduo no resgate da sua essência.

Além da conversa durante as sessões, também pode ser trabalhado a análise de sonhos, terapia com caixa de areia, pinturas, desenhos, argila ou qualquer outro método que envolva projeção.

A terapia Junguiana ajuda o cliente a não encontrar a cura, mas a realizar uma transformação que se faz necessária na sua vida.

Quer saber mais sobre as linhas da Psicologia?

Entre em contato agora mesmo, agende sua sessão e iremos lhe direcionar ao profissional que melhor
se adeque as suas necessidades.

Entre em contato e agende sua sessão

Com horários flexíveis e nas modalidades presencial e online, o consultório Ser conta com um time de especialistas que irão cuidar de sua saúde emocional e bem-estar. 

Ligue agora mesmo e escolha a melhor opção de horário e modalidade para você!

Horário de atendimento - Segunda a sexta das 8h às 20h

*Consultar a possibilidade de atendimento aos sábados.

Atendimento online e presencial

Online

O atendimento online permite que você, de qualquer lugar do Brasil e do mundo, tenha a possibilidade de realizar sua sessão de terapia e buscar o autocuidado com toda a qualidade, privacidade e segurança, privilegiando o que mais importa: Sua saúde mental.

Presencial

Nosso objetivo é garantir o melhor atendimento, respeitando sua privacidade e segurança, fornecendo a melhor estrutura para que você se sinta acolhido pelo nosso time de profissionais.